ACRICA/Nossa história

A Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – ACRICA é uma entidade civil, filantrópica, de caráter cultural e educacional, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, que tem foro e sede no município de Piraquara, Paraná. A ACRICA possui autonomia administrativa e jurídica perante a administração pública e as entidades privadas, sendo vedada qualquer forma de vinculação que comprometa a sua filosofia e objetivos.

A ACRICA iniciou suas atividades em 1993, quando um grupo de funcionários do Banco do Brasil de Curitiba, motivados pelo apelo do Sociólogo Herbert de Souza Betinho, formaram o “Comitê de Cidadania pela Vida Contra Qualquer Forma de Exclusão”.

A comunidade escolhida foi a Vila Vicente Macedo, em Piraquara, Paraná, por se tratar de uma região sem estrutura ambiental.

Os trabalhos foram iniciados com a distribuição de meias, cobertores e cestas-básicas, após uma pesquisa no local e observado suas reais necessidades, foram criados projetos com o objetivo de propiciar às famílias, melhores condições de vida, despertando nelas o exercício pleno da cidadania, entre os quais se destacam:

– BB-Educar – Alfabetização de jovens e adultos;
– Sementinha Viva – Orientação a gestantes;
– Sopão – Curso de Alimentação Alternativa;
– Horta Comunitária;
– Estrelinha – Cursos de tricô, crochê e pintura em tecidos;
– Bazar de roupas usadas;
– Recreação Infantil.

Fotos antiga

Após pesquisa, notou-se a necessidade, juntamente com a comunidade, da construção de um espaço educacional, com o objetivo de encontrar novas formas de atendimento que possibilitassem o pleno desenvolvimento das potencialidades da criança e do adolescente.

Assim iniciou-se a construção da Escola “Casa dos Girassóis”, inaugurada em maio de 1998, com atendimento de 42 crianças de 4 a 6 anos na Educação Infantil, em período integral.

Em setembro de 2006 foi inaugurada a Capacit/Reciclepel Capacipatação Profissional, Reciclagem de Papel, Serigrafia, Arte Final e Informática com uma área construída de 270 m2.

PALAVRAS DA PRESIDENTE

Em cada semente plantada existe o milagre da vida. Nós humanos, somos sementes plantadas em lugares diferentes com oportunidades desiguais. Somos seres inacabados e assim, nunca ficam esgotadas nossas possibilidades de crescer e lutar por mudanças.

Cada semente bem cuidada é um passo para o infinito, um vôo em direção ao cosmo. Ao semearmos sonhos possibilitamos que todos construam suas pontes e superem os desafios impostos pela caminhada da vida, na busca incessante da realização profissional e humana.

Inspirados na Pedagogia Freinet e embalados pelos sonhos de Betinho, observamos em nossos colaboradores corações com sentimentos e desejos, e nas parcerias a saída para juntos acabarmos com o descaso na educação e na inclusão social.

Com os pés fincados na Serra do Mar, semearemos Girassóis de mais oportunidades através da educação e capacitação profissional, nos canteiros da reciclagem da vida, transformando os sonhos em ações.

Graça